Doença de Lapeyronie – Análises e Tratamentos
A doença de Peyronie é principalmente uma esclerose. Uma esclerose que afeta os corpora cavernosa do pênis. Uma esclerose é uma lesão caracterizada por um enrijecimento anormal da pele ou do tecido. Pensa-se que as causas da esclerose estejam relacionadas a processos mecânicos, físicos ou químicos, mas isto permanece bastante vago.
Em resumo, esta doença é caracterizada por um endurecimento dos corpora cavernosa do pênis. E o que acontece quando um corpo cavernoso se torna rígido e o outro corpo cavernoso no outro lado do pênis permanece inalterado? Bem, quando ocorre uma ereção, os tecidos cavernosos não se alongam da mesma maneira, porque isto se impossibilitou. Isto resulta em tensões mecânicas compensadas por uma deflexão do pênis. Esta é a chamada curva observável em cerca de 10% da população masculina do mundo.
Se isto não causar nenhum desconforto particular para alguns, para outros, estes desvios podem ser dolorosos. Além disso, um forte desvio pode levar a uma incapacidade de reprodução, bem como a uma disfunção erétil. Portanto, tenha cuidado para não levar isto de ânimo leve. Portanto, uma visita ao seu médico é altamente recomendada.
Sintomas da doença de Peyronie
- Há um desvio do pênis quando ele está erecto. Este desvio pode ser lateral, para cima ou para baixo. Os desvios podem tomar curvas estranhas ou mesmo formar um abridor de garrafas.
- As ereções podem ser dolorosas, mas não necessariamente.
- Os corpos cavernosos podem apresentar rigidez tecidual também no estado de repouso/flácido.
Etiologia da doença de Peyronie
Algumas pessoas sugerem hipóteses imunológicas, mas como a doença não tem causa formal até o momento, nenhum tratamento com foco etiológico pode ser aplicado.
Evolução da doença de Peyronie ao longo do tempo
A doença evolui em picos e flare-ups, às vezes piorando e às vezes melhorando. A doença se estabiliza com o tempo depois de um ano e meio a dois anos, às vezes regredindo. Mas este não é o caso para todos. Às vezes a situação piora e as curvas se tornam catastróficas.
Possíveis tratamentos
Esta parte será objeto de um capítulo mais detalhado, mas mencionaremos os seguintes tratamentos em massa:
- Vitamina E oral
- Potaba
- Procarbazina
- Tratamento local: injeções de verapamil nas placas
- Interferon ou placebo
- Cirurgia do tipo Nesbit
- Implante peniano
- Retirar a placa e colocar um enxerto natural ou sintético
- Tratamento de desvio via próteses externas do tipo extensor/corretor peniano
Doenças associadas
Os pacientes com a doença de Peyronie têm as seguintes condições:
- Artrite
- Diabete
- Hipertensão arterial
- A doença de Dupuytren
- A doença de Ledderhose