Perda da libido nos homens

Perda da libido nos homens: causas e consequências da falta e perda do desejo sexual

Mais de um em cada três homens já admitiu ter experimentado pelo menos uma forma de desordem de desejo nos últimos 12 meses. Embora ainda seja tabu demais para os homens, o declínio da libido nos homens é mais comum do que pensamos. E embora nossa sociedade possa nos levar a acreditar no oposto, na verdade, é uma situação bastante comum.

Quais são as causas da baixa libido nos homens? Todos os homens podem experimentar baixa libido em sua vida? Hoje respondemos a estas perguntas para melhor compreendê-la.

Perda da libido nos homens

O que é libido?

A libido também é chamada de desejo sexual. Refere-se à energia relacionada ao comportamento sexual. Em algumas pessoas, a libido é quase inexistente e se torna uma normalidade; em outras, este impulso sexual é bastante exacerbado.

Quando se fala em baixa libido?

Uma diminuição da libido nos homens é muito comum à medida que envelhecemos, e pode variar com o tempo e conforme a experiência pessoal. Entretanto, falamos de distúrbios de desejo, também conhecidos como desejo sexual hipoativo, quando o problema está presente há pelo menos 3 meses e a pessoa em questão está sofrendo com esta situação.

A redução ou ausência do desejo sexual, conhecida como anafrodisia, não é nova, já que numerosos estudos epidemiológicos têm analisado este assunto há décadas. Estes estudos demonstraram a forte presença de baixa libido na população em geral, levando a numerosas consultas em sexologia clínica (fonte).

Causas da baixa libido nos homens

As causas da baixa libido são múltiplas e específicas para cada pessoa. É por isso que é inútil autodiagnosticar conforme o que ouvimos, e ir ver seu sexólogo se o problema persistir.

Na verdade, embora a queda na libido seja geralmente natural e progressiva, ela também pode ser um sinal de problemas de saúde que ainda não foram detectados.

A causa psicológica da baixa libido

O aspecto psicológico afeta a maioria da população. Influencia muito frequentemente nossa vida diária, mesmo durante os momentos mais íntimos.

O estresse cotidiano

Como em qualquer pessoa e independentemente do sexo, o estresse cotidiano pode ser um dos principais fatores em uma libido mais baixa. Afetando diretamente os níveis de testosterona, uma pessoa altamente estressada pode experimentar uma perda significativa do desejo sexual.

Portanto, não é raro que um homem recupere sua libido uma vez que esteja em um fim de semana ou feriado, pois ele está menos estressado e menos preso às preocupações da vida cotidiana.

Distúrbios do sono

Em geral, os distúrbios do sono estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Numerosos estudos foram realizados para compreender melhor o impacto de tal falta de sono em nossa saúde.

Sabemos agora que uma semana de sono restritivo, equivalente a 5 horas por noite, é suficiente para reduzir os níveis de testosterona em 10 a 15% (fonte). Os sintomas seriam muito pronunciados entre 14h e 22h do dia seguinte.

Depressão

As pessoas que são propensas à depressão frequentemente sofrem de desinteresse em muitas atividades, tais como sexo (fonte). Esta queda na libido ocorre especialmente por uma considerável queda na autoestima, levando irreparavelmente a uma total desinteresse pelo prazer.

Além disso, as pessoas que tomam antidepressivos podem sofrer efeitos colaterais, especialmente por tomarem Prozac (fonte).

A causa hormonal da baixa libido nos homens

O impacto hormonal também é muito importante para os homens. De fato, a testosterona é frequentemente um dos fatores em vários problemas sexuais, e a libido é a primeira a ser afetada.

Andropausa

Andropausa é um conjunto de sintomas em homens que envelhecem e se caracteriza principalmente por uma diminuição dos níveis de testosterona. É uma das principais razões para uma diminuição da libido em homens com mais de 45 anos (fonte).

Embora ainda seja mal diagnosticada, os sintomas e sua intensidade podem diferir de um homem para outro. Portanto, se você estiver sofrendo uma grave perda de libido e tiver mais de 45 anos, é melhor consultar seu médico. Desta forma, você pode discutir a deficiência potencial de androgênio e fazer exames de sangue para descobrir seu nível de testosterona.

A testosterona declina

A Testosterona é responsável pela produção de esperma, desenvolvimento muscular e regulação geral de energia. Finalmente, quando o nível é baixo, uma queda na libido também pode ser desenvolvida.

Além da andropausa, a diminuição dos níveis de testosterona pode ocorrer em todos os homens, mesmo antes dos 45 anos. Outros fatores que podem estar associados a níveis mais baixos de testosterona incluem por exemplo:

  • Dieta pobre
  • Ser muito sedentário
  • Uso excessivo de álcool e drogas
  • Excesso de peso e obesidade abdominal.

A causa médica da baixa libido nos homens

Uma baixa libido também pode ser o resultado de problemas médicos. Em caso de perda súbita ou prolongada da libido, é importante buscar aconselhamento médico para descobrir a causa exata e tratá-la.

Doenças crônicas

Geralmente, quando vivemos com uma doença crônica, raramente nos sentimos em plena forma. De fato, devido à dor recorrente que uma doença pode causar, o desejo sexual leva um golpe.

Algumas doenças crônicas têm uma forte influência sobre os níveis de testosterona, a saber:

  • Diabete tipo 2
  • Obesidade
  • Colesterol alto
  • Insuficiência renal
  • Pressão arterial alta
  • Problemas de tireoide.

Todas essas condições exigem medicação regular e, além da dor associada, os efeitos colaterais do tratamento podem ter um impacto significativo sobre a libido.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio neurológico que causa uma vontade irreprimível de mover as pernas. Também conhecida como impaciência noturna, ela geralmente se manifesta durante a noite como desconforto nos membros inferiores, deixando sensações desagradáveis.

Torna-se difícil simplesmente descansar ou sentar-se por muito tempo. Esta síndrome é considerada uma das causas de disfunção erétil no homem, levando a uma queda significativa na libido (fonte).

Tomar certos remédios

Infelizmente, alguns medicamentos podem diminuir os níveis de testosterona, resultando em uma diminuição da libido. Medicamentos tais como antidepressivos, anti-cancerígenos, beta-bloqueadores, etc. podem causar efeitos colaterais, resultando em uma perda significativa do desejo sexual (fonte).

Tratamentos para a perda da libido nos homens

Há dois tipos de tratamento para a perda de libido nos homens.

A primeira é psicológica com apoio ao paciente: psicoterapia ou terapias comportamentais para homens ou casais.

A segunda é sob a forma de suplemento de testosterona na forma de comprimidos de desempenho sexual. A suplementação com testosterona só é recomendada no caso de baixos níveis deste hormônio no paciente.

Conclusão

A baixa libido não é uma doença e é mais comum do que pensamos entre os homens. Lembre-se de que a melhor maneira de evitar uma perda de desejo é falar com seu médico.

Além disso, conhecer a causa é o primeiro passo. Desta forma, você pode encontrar novamente as soluções certas para uma libido impulsionada.